Acordem, chegou o Antropoceno!
Vivemos em um período de constantes mudanças espaço-temporais, de rápidas alterações do meio natural para o artificial, das altas produções e produtivismos, das tecnologias... Enfim, do Antropoceno! Os sistemas naturais estão em desequilíbrios, fatores e elementos antropogênicos estão modificando os ciclos naturais, transformando a primeira em segunda natureza.
Na imagem a Ilha Trindade (ES), fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pesquisadora-encontra-rochas-feitas-de-plastico-em-arquipelago-no-espirito-santo/
Cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encontraram rochas formadas por fragmentos plásticos, em um arquipélago no Estado do Espírito Santo, mais precisamente na Ilha Trindade, mostrando um sinal de alteração do ciclo geológico local. Parece uma rocha natural, mas trata-se de um verdadeiro "bólido de plástico verde", fazendo parte do sistema costeiro local, que é uma reserva natural administrada pela marinha do Brasil, local de abrigo de várias espécies marinhas. Essa descoberta foi realizada pela doutoranda Fernanda Santos, marcando assim um novo período do tempo geológico.
O Antropoceno foi idealizado pelo químico holandês Paul Crutzen, vencedor do prêmio Nobel de Química em 1995. Ainda não é consensual a existência dessa nova fase, o tempo geológico ainda considera os processos geológicos ocorridos antes da interferência humana, com ação exclusivamente natural. Porém, descobertas como essa marca uma mudança de comportamento nos sistemas planetários, de interferência nos processos naturais.
Comentários
Postar um comentário