O dia em que o canal foi desligado!

 O comércio internacional está em constante movimentação, com transações financeiras que acontecem entre os mais variados países. Essa situação faz parte do motor da economia globalizada atualmente, e que não se cogita possíveis interrupções, o ritmo realmente é constante! 

Porém, o improvável ocorreu: um dos mais importantes canais (o Canal de Suez, no Egito) que faz contato entre os países asiáticos e europeus, foi bloqueado por um navio cargueiro. Esse causo se estendeu por seis dias, o suficiente para causar impactos negativos na economia mundial. Esse canal é a passagem mais curta entre os mercados asiáticos e europeus, barateando assim os custos de transporte e, consequentemente, os produtos exportados. 

Com o acesso bloqueado no Canal de Suez, as embarcações se veem obrigadas a dar uma enorme volta ao redor do continente africano, adiando assim os serviços de exportações. Como tempo é dinheiro, todo esse atraso custará grandes perdas financeiras, sendo que o caso se torna ainda mais dramático diante da situação em que vivemos nessa pandemia.

Esse caso mostra como os nossos mares é e sempre será a principal via de contato entre os mais diferentes mercado financeiros no mundo, havendo assim a necessidade de haver uma organização eficiente dos inúmeros tráfegos que ocorrem diariamente. Fonte da imagem: https://exame.com/economia/canal-de-suez-bloqueado-atrasa-cerca-de-us-400-mi-por-hora-em-mercadorias/



Comentários

Postagens mais visitadas

O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!