O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!
As mudanças climáticas são eventos que ocorrem naturalmente na história da Terra, podendo apresentar durações estimadas em meses ou algumas centenas de anos, incluindo também nessa questão os ajustamentos isostáticos, os efeitos tectônicos locais, as mudanças da pressão atmosférica, a circulação termohalina e a deformação do geoide por efeitos gravitacionais.
Alterações da distribuição, frequência e intensidade dos fenômenos atmosféricos e das características físicas e químicas dos oceanos são sinais de mudanças climáticas, tendencialmente continuarão a ocorrer no futuro de forma cíclica e em constante relação com os fatores astronômicos.
Essas alterações podem repercutir em escalas mais locais, caracterizadas por causas deposicionais que podem ser facilmente modificadas por ações antrópicas que acelera os efeitos erosivos e favorece um maior deslocamento da linha de costa.
As constantes mudanças espaço-temporais são resultados das inúmeras dinâmicas que se processam mutuamente, formando um sistema com agentes que funcionam e evoluem associadamente, organizados conjuntamente, interligados e alinhados em várias escalas e complexidades em um sistema de hierarquias.
Nesse sentido, aplica-se a evolução conjunta da morfodinâmica e da hidrodinâmica praial, observando que a ação da água provoca uma constante remobilização dos sedimentos inconsolidados da praia, gerando diferentes gradientes espaço-temporais em seu transporte que altera a morfologia do perfil praial.
Critérios como a topografia de fundo e a geometria dos sedimentos tem relação direta com o potencial de remobilização dos grãos, incluindo também a aerodinâmica como fator potencial na movimentação dos sedimentos.
Dessa forma, observa-se que na medida que a hidrodinâmica atuante induz mudanças morfológicas das feições costeiras, as mesmas causam alterações no padrão hidrodinâmico, formando um sistema natural que evolui conjuntamente.
Imagem: desmoronamento do calçadão da Avenida Beira-Mar em Camocim - CE ocasionada pela ação erosiva das ondas de alta energia (fevereiro de 2024).
Comentários
Postar um comentário