Eolianitos? O que é isso?
É comum ver na parte superior das dunas móveis a presença de um material rochoso duro, tornando a paisagem ainda mais bela! Que material rochoso é esse? Chama-se de Eolianito! São formados no momento em que houve dissolução de elementos carbonáticos pela água da chuva e cimentação dos grãos da areia nos períodos mais áridos. Quando o mar recuou (regressão marinha) houve um acentuado transporte de sedimentos da plataforma continental para o continente, originando depósitos eólicos ricos em fragmentos carbonáticos. Com o tempo, a areia presente na parte superior das dunas foram removidas pelo vento ou pela chuva (deflação), expondo assim os estratos e as camadas cimentadas.
A presença de Eolianitos na linha de costa evidencia cíclicas variações do nível do mar:
- Nos períodos regressivos há a formação de areia rica em carbonatos e aumento no transporte sedimentar em direção ao continente;
- Nos períodos transgressivos ou estacionários há a diminuição do transporte de sedimentos, cimentação das areias por dissolução, precipitação do carbonato de cálcio e a constante erosão eólica dos sedimentos (fase atual).
Observa-se nas imagens abaixo a presença de Eolianitos nas dunas móveis da Praia do Maceió, no município de Camocim, litoral oeste do Ceará (setembro de 2018).
Comentários
Postar um comentário