As praias são verdadeiras rodovias de areia! 

As praias são feições geomorfológicas formadas pela deposição de sedimentos provenientes dos rios (a princípio). Em épocas de maior vazão, os rio carregam sedimentos para a plataforma continental e em seguida transportam e depositam nas praias por meio das correntes marinhas. Dependendo da variedade das correntes e da proximidade com a rocha mãe, os sedimentos podem apresentar granulação grosseira, média ou fina.
Ao chegar nas praias, esses sedimentos são retrabalhados pela ação das ondas, que em movimentos de vai e vem transportam sedimentos da pós-praia para a antepraia (depois explico melhor essa divisão rs!). Esse movimento é contínuo para as praias ao largo, onde a ação das ondas obedecem a direção dos ventos. Por esse motivo considera-se as praias como verdadeiras "rodovias de areia"! Esse mecanismo de transporte sedimentar para as praias ao largo chama-se de deriva litorânea (ou corrente longitudinal).  
Apresenta-se na imagem abaixo (abril de 2019) uma exemplificação de como funciona a deriva litorânea e o vai e vem (fluxo e refluxo) de sedimentos (com direção a oeste), na Praia das Barreiras (em Camocim - CE). 


Comentários

Postagens mais visitadas

A praia é para quem?

Oceano, El Niño e chuvas: o que será de 2024?