A Era Antropozoica e o aquecimento dos oceanos 

A discussão sobre uma nova era geológica denominada de Antropoceno é uma discussão crescente no meio científico. Essa era se configura como uma passagem de tempo onde o homem alterou as condições naturais do planeta (atmosféricas, geológicas, hidrológicas e biológicas), causando desequilíbrios ambientais. Um dos problemas ambientais mais mencionados é o aquecimento global.
Após a segunda guerra mundial, as atividades humanas tiveram grande crescimento, levando a acentuar índices de poluições e desmatamentos, principalmente nos grande centros urbanos. As mudanças climáticas são incentivadas pela mudança térmica dos oceanos, que podem alterar sistemas ambientais no mundo inteiro. Fica então a pergunta: será que o homem pode alterar a temperatura dos oceanos?
Os oceanos são importantes reservatórios de sais e gases, regulando a ciclagem dos elementos no planeta. O Sol, nossa estrela principal, emite energia e influencia na diversidade climática da Terra. Sem o Sol, a vida na Terra não seria possível, não existiria energia (tudo seria extremamente frio!). Então, não seria o Sol o maior responsável pelo aquecimento dos oceanos? Será que o homem tem o maior poder de regular (ou desregular) o clima na Terra? E se tem, que poder é esse? Onde encontrar? Como é possível quantificar?
Aguarde os próximos capítulos! 
Perguntas ficam, é assim que se faz a ciência...

Comentários

Postagens mais visitadas

O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!