O caminhar e os caminhos das mudanças climáticas!

Os efeitos das mudanças climáticas são realidades que temos que saber ler cientificamente, suas consequências já podem ser dimensionadas em várias escalas de abrangência. É preciso pesar todos os componentes que interferem nessas mudanças, sejam eles terrestres ou astronômicos, direta ou indiretamente sobre a vida da população! O que podemos confirmar é que essas mudanças estão cada vez mais aceleradas a partir dos eventos extremos, e isso é sinal de desregulação de um determinado mecanismo, e a continuidade de tais eventos pode responder sobre os rumos que estamos seguindo, sendo possível a realização de prognósticos. 

Os oceanos ditam as ordens no clima global, monitorar o seu comportamento físico e químico pode responder sobre os mecanismos do clima, indagando se há ciclos naturais, tendências de desequilíbrios ou insustentabilidades da harmonia dos elementos naturais. Nesse sentido, solicita-se aqui esse acompanhamento mais detalhado da ocorrência dos fenômenos oceânicos e atmosféricos, coletando relatos de quem está na situação: a população civil. Além disso, é preciso saber quem são aqueles que mais sofrem com tais mudanças e propor novos rumos para o reordenamento espacial sustentável!

A boa notícia é: estamos amadurecendo os discursos e discussões sobre o tema! Mas isso só é possível com a participação massiva de todos, principalmente de quem está vulnerável em cada situação. Mesmo com todos os avanços o assunto ainda não é consenso, popularizar a ciência e as suas aplicabilidades pode ser o caminho que traga a sociedade civil para o desenvolvimento de pesquisas participativas e cidadãs. 




Comentários

Postagens mais visitadas

O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!