Ponto Nemo - O cemitério de foguetes no oceano!

 Um grande problema que as agências espaciais precisam resolver é o destino do lixo espacial, que pode causar danos para as naves que orbitam o nosso planeta, além de representar uma ameaça para as cidades, já que há possibilidade de que esse lixo espacial possa cair em áreas habitadas. É pensando nessa situação que se buscou um ponto distante e inabitado na Terra para ser o destino de todo esse lixo espacial.

Essa área inabitada é denominada de ponto Nemo (em latim significa "ninguém", em homenagem ao capitão Nemo, marinheiro anti-herói de Júlio Verne), também chamado de cemitério de naves espaciais pela NASA (agência espacial norte-americana). Trata-se de ser um lugar perfeito para a destinação do lixo espacial, é um ponto de inacessibilidade oceânica, distante 2700 km de qualquer área continental. Para se ter uma ideia, as pessoas mais próximas desse lugar são os astronautas que estão a bordo da estação espacial! Para que um objeto chegue nesse ponto é preciso calcular com precisão o trajeto feito das altas altitudes atmosféricas (geralmente acima de 300 km de altitude) para o ponto Nemo. 

Apesar da existência desse cemitério, há bastante lixo espacial descontrolado orbitando a Terra, representando riscos para os equipamentos que estão em orbita (como os satélites artificiais), pedaços desse lixo podem causar grandes estragos e perigos para os astronautas. O desafio é buscar métodos eficientes para coletar todo esse lixo, que de certo modo é consequência do rápido desenvolvimento tecnológico que vivemos, o alto ritmo da produção de lixo promove falta de espaços, intensificado pela falta de gerenciamento desse material.



Comentários

Postagens mais visitadas

O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!