O real sentido de preservar as nossas praias
Mesmo que você não sinta necessidade de se importar em poder contribuir para a preservação do ambiente praial, saiba que muitos agentes (sejam naturais ou antrópicos) dependem quase que exclusivamente da qualidade ambiental dos ambientes praiais. Esse fato não se resume em questões meramente ecológicas, mas sim na qualidade de vida das pessoas que vivem nesses espaços. O conjunto desses agentes torna as praias um espaço dinâmico e diversificado, atraente e estimado.
As praias apresentam uma grande riqueza biológica, com inúmeros seres vivos que dependem do equilíbrio morfodinâmico e hidrodinâmico das praias. Por exemplo, as tartarugas dependem do perfil retilíneo das praias para que possam desovar em áreas de pós-praia, facilitando assim o deslocamento desses animais. Casos como os frequentes encalhamentos de animais também são problemas recorrentes, sem deixar de falar da pesca predatória e da contaminação da água do mar pelo descarte ilegal de dejetos domésticos. Esses casos põem em risco o potencial biológico das praias, impactando negativamente para a atividade pesqueira e para o turismo, importantes pilares para a economia dos municípios costeiros.
Além disso, a disposição de obras em áreas de transporte de sedimentos podem em um período de tempo estarem condenadas, pois estão dispostas sobre sedimentos inconsolidados e que estão em constante processo de retrabalhamento pela ação abrasiva do mar. Dessa forma, não é possível encarar os ambientes praiais como uma "terra qualquer", onde tudo é possível e permitido por conta das urgências e necessidades do desenvolvimento econômico local dos municípios costeiros. As respostas provenientes de tais ambientes não demoram a chegar, e dependendo da situação poderá ser rápida e irreversível.
Na imagem abaixo está a Praia dos Barcos, em Camocim - CE (2019), conhecida pela presença de barcos que atracam e que passam por periódicas manutenções, causando problemas de acúmulo de lixo e despejos de dejetos.
Comentários
Postar um comentário