O comportamento térmico dos oceanos: quem é o maior responsável? 

O movimento da massa e o comportamento térmico dos oceanos é um fenômeno natural regido de forma mais direta e intensiva por forças astronômicas, relacionado com as variações da(o): energia recebida pelo Sol (ciclos de Milankovitch e Schwabe), da órbita terrestre, do campo magnético, da composição atmosférica e da superfície terrestre (ver o artigo de Oliveira et al., 2017). As mudanças climáticas são motivadas por diversos ciclos naturais, ocasionadas por heterogêneos fatores em escala astronômica de observação.
Os ciclos do clima:
- Ciclos curtos (1 - 365 dias): movimento de rotação e translação terrestre, movimentos de massa de ar, onda atmosférica e inclinação do eixo terrestre.
- Ciclos médios (2 a 2,7 anos - 10 milhares de anos): oscilação atmosférica, influência lunar/planetária, influência dos planetas Júpiter e Saturno, plano orbital lunar, influência solar, processos atmosféricos e oceânicos.
- Ciclos longos (10 a 400 milhares de anos): combinação de parâmetros orbitais terrestres.
- Superciclos (30 a 500 milhões de anos): oscilação vertical do Sistema Solar e movimento de translação  do Sistema Solar em torno do centro da galáxia.
Existem apenas dois reservatórios de CO2 atmosféricos: oceanos e biomassa. Neste estudo, a complexidade está em analisar as potencialidades de absorção desse gás pelos reservatórios, sabendo que há uma grande variedade de agentes naturais que captam diferentes quantidades de CO2 (ver o artigo de Pacheco e Helene, 1990). Dessa forma, ainda não é possível correlacionar de forma direta o aumento da temperatura superficial dos oceanos com o aumento de CO2 atmosférico. 



Artigos consultados: 
OLIVEIRA, L. M. M. Análise da ocupação das áreas de apicum e salgado pela carcinicultura, na planície fluviomarinha do Rio Coreaú – CE à luz do novo código florestal. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE – PROPGEO, Mestrado Acadêmico em Geografia – MAG. Fortaleza, 107 p, 2017.
PACHECO, M. R. P. S.; HELENE, M. E. M. Atmosfera, fluxo de carbono e fertilização por CO2. Estudos avançados, vol. 4, n° 9, 1990.

Comentários

Postagens mais visitadas

O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!