Oceanos: porta aberta para o comércio externo

A história da evolução das diversas civilizações mostra que o acesso ao mar é uma necessidade corrente, importante fator para o crescimento econômico de um país. Os portos são importantes pontos de trocas comerciais entre os diversos lugares do mundo. Este acesso é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico dos países, pois isto significa uma porta aberta para o comércio externo. A intensificação desse processo está relacionada com os efeitos da globalização. 
Por outro lado, os países que não tem saída para o mar são dependentes daqueles que tem saída (com litoral privilegiado pela posição geográfica), havendo assim a necessidade de pagar altíssimos impostos e condições de logística para poder exportar os seus produtos nos portos dos países vizinhos. É o caso do Paraguai, que não tem saída para o mar e exporta os seus produtos no porto de Santos (SP). Imagine como seria a situação se o nosso país (Brasil) e o Paraguai não fossem parceiros econômicos: como seria essa relação geopolítica? 
A História mostra que diversas batalhas foram travadas em busca de conquistar territórios onde haviam posicionamentos geográficos favoráveis, a iniciar pelo capitalismo comercial que foi marcado pelo mercantilismo. As grandes navegações não foram acontecimentos restritos do século XV. Hoje é possível constatar a evolução e o crescimento do transporte marítimo, diminuindo o tempo da viagem e aumentando a quantidade e variabilidade dos produtos escoados. Além disso, os cruzeiros são importantes serviços turísticos, com rotas diversificadas pelo mundo.
Os oceanos são importantes vias de acesso entre os países de diferentes continentes, infelizmente a tendência desse crescimento é gerar o aumento do lixo em alto mar, fato lamentável que vem se intensificando na medida que crescem estes fluxos marítimos. 

Comentários

Postagens mais visitadas

O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!