O destino é o litoral! 

Qual é o caminho feito pelos sedimentos que chegam nas praias? Eles percorrem grandes extensões, atravessam diferentes ambientes e chegam com aspectos físicos diferentes. Por conta da gravidade os sedimentos são direcionados das áreas mais altas para as áreas mais baixas, constituindo uma pedogênese (formação de solos) que influi nas feições morfológicas e nas características do solo. Poderá também ocorrer mudanças físicas e químicas de deposição e consolidação do material (processo de diagênese). Se o material depositado não estiver encoberto por uma camada sedimentar este passará a receber o processo de singênese, que é a interação das partículas recém depositadas com o ambiente circundante. 
A formação do solo está inserido em um sistema aberto com constante fluxo de matéria e energia, estando condicionado por diversos fatores naturais: material de origem, disposição do relevo, os organismos, a vegetação e o tempo. Essa definição está de acordo com a equação proposta por Jenny (1941), que correlacionou os fatores naturais de formação do solo em uma função:

S = f (m, r,  o, c, v, t)

Onde: f = função; m = material de origem; r = relevo; o = organismos; v = vegetação; t = tempo.

Nas praias desenvolvem-se as areias quartzosas marinhas (areia de praia), que é o resultado do intemperismo químico e físico sobre o material rochoso das áreas de maiores altitudes, direcionando o transporte deste material para as áreas de baixa altitude (ver ilustração abaixo).



Fonte: JENNY, H. Factors of soil formation: A system of quantitative pedology. Originally published: New York: McGraw-Hill, 1941.

Comentários

Postagens mais visitadas

O sistema aberto MAR-PRAIA-MAR... organismo vivo, dinâmico e cíclico!